arquitetura

Construir com economia e eficiência? Veja as 8 melhores dicas

  •  Azzurra Urbanismo  |  
  •  9 de September de 2024
Construir com economia e eficiência? Veja as 8 melhores dicas

Quando se fala em construir uma casa do zero, a maioria das pessoas logo pensa em algo burocrático, demorado e, acima de tudo, caro. Porém, esta impressão não é necessariamente verdadeira.

Planejando tudo com muito cuidado e fazendo as escolhas certas, é possível economizar e ainda assim erguer um lar aconchegante e moderno. Quer saber como? Confira nossas dicas!

Como economizar na construção com inteligência?

Todo mundo tem uma casa dos sonhos. Há quem passe a vida toda poupando dinheiro para conquistar sua residência própria. Mas na hora de tirar este projeto do papel, muita gente acaba se assustando com as complexidades e custos do processo.

É por isso que, antes de pensar em colocar o primeiro tijolo, é preciso fazer um planejamento minucioso de todas as etapas da construção, para evitar surpresas desagradáveis e prejudiciais ao andamento da obra.

Sabe aquelas casas que parecem que a obra não acaba nunca? Na maioria das vezes, isso ocorre porque aquele proprietário não se planejou corretamente.

Pensar em cada detalhe das fases dos processos de projeção e construção da casa é fundamental para que, além de eficiente, a obra não pese tanto assim no bolso. Construir com economia torna-se possível quando há cautela e sabedoria na tomada de decisões.

8 Dicas de Valor para construir com eficiência e economia

Ao investir na construção de uma casa, a maioria das pessoas busca montar um lar que seja belo e tenha a personalidade dos moradores impressa em cada detalhe.

Seguindo as dicas abaixo, é possível atingir esse objetivo de forma eficaz e sustentável. Confira e anote.

1) Defina um orçamento

O primeiro passo de uma obra tranquila é planejar o orçamento. Veja quanto você tem para gastar com a construção e coloque na ponta do lápis todos os custos envolvidos: profissionais, materiais, documentação, aluguel de equipamentos etc.

Ter todas estas despesas organizadas de uma forma que você possa visualizá-las é importante para evitar que, com a obra já em andamento, algum gasto não planejado acabe surgindo.

Uma boa dica é acessar o site do SindusCon - SP, sindicato que representa as empresas de construção civil. Lá, é possível acessar as informações referentes ao Custo Unitário Básico (CUB), que serve como parâmetro na determinação dos custos do setor.

2) Escolha o terreno certo

Antes de começar a construir uma casa, é preciso decidir onde ela se localizará. E esta nem sempre é uma tarefa simples. 

Além do preço, outros fatores devem ser analisados ao se comprar um terreno. Adquirir um lote em local que não atende às necessidades do seu dia a dia pode levar a frustrações e arrependimentos no futuro.

Proximidade de serviços, segurança, proximidade do trabalho e geografia da região são alguns dos critérios a se levar em conta antes de fechar negócio. Aqui na Azzurra, oferecemos lotes bem localizados e prontos para construir, em bairros planejados e com alto potencial de valorização. Ou seja, tudo o que é necessário para uma obra tranquila e satisfatória.

3) Economizando na compra de materiais de construção

Existem inúmeras lojas de materiais de construção, cada uma com sua própria abordagem em relação a preços, ofertas e vantagens.

Um dos erros mais cometidos por quem está construindo é não fazer cotações entre os estabelecimentos ou então comprar tudo em um único lugar. Isso porque os preços de um produto costumam variar muito de um lugar para o outro.

Sempre que possível, realiza pesquisas e tente negociar descontos com as lojas. Além disso, avalie a possibilidade de adquirir os insumos diretamente com os fornecedores, o que costuma ser financeiramente mais vantajoso.

4) Contratando os profissionais certos

Contar com o auxílio de pessoas qualificadas e que realmente entendam o universo da construção civil é outra atitude fundamental para quem quer construir com tranquilidade.

Um bom arquiteto irá garantir que o projeto da casa atenda aos gostos e às necessidades dos moradores, além de supervisionar todas as etapas da obra.

Já em relação a mestres de obras, pedreiros, pintores, eletricistas etc., é sempre importante pesquisar entre vários profissionais para saber qual oferece o maior custo-benefício, além de escolher alguém com boas referências.

5) Utilizando técnicas de construção sustentável para reduzir custos

 A preocupação com a sustentabilidade é uma constante nos tempos atuais, inclusive na construção civil.

Atualmente, existem diversas maneiras de construir de forma sustentável e benéfica ao meio-ambiente. Uma delas é a utilização de materiais reaproveitados, provenientes de demolições. Além do apelo estético, as lojas de materiais de demolição também costumam ser uma maneira de economizar em itens como madeira, pisos, vidros granitos.

Outra técnica de construção sustentável é a ventilação natural. Ventilação natural é o nome que se dá a um método passivo de renovação do ar em edifícios, que leva em conta os movimentos naturais do vento e as diferenças de pressão para promover a circulação do ar fresco no ambiente, por meio de janelas, portas, claraboias e dutos de ventilação.

Além de ajudar o meio ambiente por diminuir a necessidade do uso de artifícios que gastam energia elétrica, como o ar-condicionado e o ventilador, a ventilação natural proporciona um ambiente mais saudável, que previne alergias e problemas respiratórios.

6) Otimizar o espaço da casa para evitar desperdícios

Quando falamos em otimizar o espaço da casa, falamos, por exemplo, em reduzir o número de divisórias entre os cômodos da residência. Sabe aquelas casas onde a sala e a cozinha se integram como se fossem um só ambiente? Além de ser uma tendência arquitetônica que imprime modernidade e beleza, este tipo de saída também costuma ser mais econômica.

Um arquiteto bem capacitado terá um olhar clínico sobre quais medidas tomar para utilizar o espaço daquele terreno da melhor maneira possível e ainda evitar que o material que foi comprado seja desperdiçado.

7)  Escolha da decoração e acabamentos

Itens de acabamento e decoração costumam encher os olhos de qualquer um. Afinal, todos querem morar em um lugar belo. Porém, é preciso ser criterioso na hora de comprá-los e avaliar bem a funcionalidade e a qualidade do item, para evitar substituições desnecessárias no futuro.

Este é um momento da obra em que muitos se deixam levar apenas pelas tendências da moda. Porém, existem inúmeras possibilidades e estilos arquitetônicos capazes de criar uma casa bonita, confortável e, ao mesmo tempo, moderna e atemporal. Por isso, é importante pesquisar referências para encontrar as soluções que mais combinam com o seu gosto e com o orçamento planejado.

8) Garantindo a segurança da sua casa sem gastar muito

A tecnologia tem trabalhado muito para criar soluções seguras e econômicas para as residências.

Câmeras Wi-Fi, fechaduras digitais, porteiros eletrônicos, sensores de presença e detectores de gás e de fumaça são recursos de segurança acessíveis, que ajudam a manter a residência protegida contra incidentes como roubos, invasões e incêndios. 

Por que o urbanismo inteligente pode mudar a sua construção?

Construir com economia e eficiência? Veja as 8 melhores dicas

O urbanismo inteligente consiste na aplicação de tecnologias e soluções avançadas e inovadoras para desenvolver e gerenciar cidades e moradias de forma mais eficiente, sustentável e habitável.

Este conceito abrange uma ampla gama de práticas e ferramentas que ajudam a melhorar a qualidade de vida de quem mora nas cidades, além de apoiar o planeta.

Na construção de uma casa, o urbanismo inteligente pode se fazer presente de várias maneiras. Em um dos tópicos anteriores, demos um exemplo por meio da ventilação natural, que reduz a necessidade de soluções artificiais de climatização. Mas a ideia vai muito além.

Uma casa construída de acordo com os preceitos do urbanismo inteligente se preocupa em reduzir o consumo de água e energia elétrica, além de apresentar soluções que trazem conforto e segurança para os moradores.

O uso de energias renováveis, como a dos painéis solares, a adoção de sistemas de reutilização da água, tecnologias de automação residencial e recursos que tornam a residência acessível e ergonômica para todos são apenas alguns exemplos de como o urbanismo inteligente pode ser aplicado na hora de construir.

Como a Azzurra Urbanismo pode te ajudar?

A Azzurra Urbanismo é uma empresa do Grupo Toniello, um conglomerado com mais de 5 décadas de atuação e que conhece nossa região como ninguém.

Nossa função é promover a qualidade de vida por meio de projetos bem planejados e que pensem tanto no presente quanto no futuro. Temos o urbanismo inteligente como um dos pilares da nossa cultura, construindo um futuro de valor por meio de empreendimentos urbanísticos que levam em conta a vida moderna e o bem-estar das famílias que optam por viver em um de nossos bairros ou condomínios.

Se você procura um lugar ideal para morar ou investir, não deixe de falar com um de nossos especialistas!

Azzurra Urbanismo • CRECI/SP Nº 046362-J

Leave a Reply

Your email address will not be published.Campos obrigatórios são marcados com *

*