Diferença entre investir em terrenos e fundos imobiliários
- Azzurra Urbanismo |
- 16 de September de 2024

Investimento é uma palavra que tem estado cada vez mais presente na boca e na vida dos brasileiros. Com a proliferação de conteúdos sobre o tema nas redes sociais, muitas pessoas passaram a se interessar em investir.
Entre os diversos tipos possíveis de investimentos, um dos mais tradicionais e populares é o investimento no mercado imobiliário, seja na forma de terrenos, imóveis prontos ou fundos imobiliários.
Hoje, nós vamos te mostrar quais são as diferenças entre investir em terrenos e fundos imobiliários.
O que são terrenos e fundos imobiliários?
Em poucas palavras, terrenos são pedaços de terra vazios, sem nenhuma construção erguida.
Por essa razão, eles são um tipo de bem que oferece múltiplas possibilidades de utilização. É possível compra-lo, esperar a região se valorizar e revende-lo, construir um imóvel para venda ou aluguel ou então fazer uso próprio.
Já os fundos imobiliários (FIIs) são um tipo de fundo de renda variável que aplica o dinheiro do investidor em uma série de ativos relacionados ao mercado imobiliário.
É mais ou menos como se você entrasse como investidor em um empreendimento e possuísse uma parte dele. Nos fundos imobiliários, tudo o que é obtido com o empreendimento é dividido proporcionalmente entre todos os investidores.
Apenas com essas definições rápidas, já é possível identificar, de cara, uma diferença primordial entre os terrenos e os fundos imobiliários: enquanto os primeiros são um bem material, concreto, fixo, seguro, o segundo pertence àquela categoria de investimentos para quem está mais disposto a correr riscos, pois seus rendimentos podem subir ou cair dependendo das oscilações do mercado.
Investimentos em terrenos
Quando falamos em investir dinheiro em algo que certamente dará lucros futuramente, os terrenos continuam a ser uma ótima opção.
Afinal, tratam-se de bens duráveis e que oferecem altas chances de rentabilidade, ainda mais em tempos como hoje, em que o mercado imobiliário se mostra aquecido e sem dar sinais de que vá recuar. Além disso, terrenos também são um investimento de baixo risco quando comprados a outras opções disponíveis no mercado.
Entretanto, é importante pontuar que o investimento em terrenos é algo que começa a apresentar retorno em médio ou longo prazo. Atualmente, a maior parte dos lotes disponíveis para compra se localizam em bairros novos, que acabaram de ser loteados.
A valorização natural deste terreno se dará à medida em que o bairro cresce e se desenvolve, recebendo opções de serviço e lazer e se integrando de fato ao restante da cidade.
Além disso, terrenos são versáteis. Como chegamos a comentar anteriormente, é possível rentabilizá-los de diversas maneiras: esperando a valorização do bairro para vende-lo novamente por um preço maior do que o que foi pago; construindo uma casa ou espaço comercial para vender ou alugar; e até mesmo construindo no local uma casa de temporadas ou pousada.
Fundos Imobiliários
Os fundos imobiliários são um tipo de investimento que tem se tornado cada vez mais popular.
Como explicamos anteriormente, eles são um tipo de fundo que aplica o dinheiro do investidor em uma série de ativos relacionados ao mercado imobiliário: imóveis residenciais ou comerciais, lajes corporativas, certificado de crédito imobiliário etc.
O investidor compra cotas desses ativos de acordo com a sua disponibilidade e recebe os ganhos da aplicação, como se fosse uma espécie de aluguel. A grande vantagem deste tipo de investimento é a diversificação, já que os fundos permitem que se invista em diversos ativos usando o mesmo dinheiro.
Porém, é necessário ressaltar que os fundos imobiliários são mais recomendados para quem já possui um conhecimento ou experiência maiores no mundo dos investimentos.
Além de serem um investimento de renda variável, em que o valor do dinheiro oscila de acordo com a movimentação do mercado, os fundos imobiliários demandam uma atenção redobrada por parte do investidor, que deve ter disponibilidade para ler relatórios gerenciais, analisar indicadores, entre outras tarefas.

Vantagens de investir em terrenos
A grande vantagem de se investir em terrenos é o fato de eles serem, em teoria, investimentos simples. Você analisa a região, compra e espera um tempo até que aquela área da cidade (e consequentemente o seu terreno) se valorize para então vender por um preço maior ou construir um imóvel para venda ou aluguel.
Além disso, terrenos são um investimento muito mais estável do que, por exemplo, os fundos imobiliários. Apesar de ainda estarem suscetíveis às variações e desvalorizações do mercado, o risco de perder dinheiro é bem menor.
Outro benefício é a flexibilidade. Basicamente, é possível comprar um terreno e utilizá-lo da maneira que bem entender. Mais que investimentos, terrenos são patrimônios. Mesmo que a ideia não seja vende-lo, ele ainda será um bem seu e da sua família, que pode gerar segurança e estabilidade para todos.
A rapidez do processo de negociação também é uma vantagem do investimento em terrenos. Por não precisar levar em conta a conservação de uma edificação, a negociação costuma ser menos burocrática e mais direta, aumentando a liquidez do ativo.
Como escolher em qual terreno investir?
O mercado imobiliário está aquecido e oferece inúmeras opções de lotes de terrenos para os mais variados gostos e bolsos.
Mas antes de comprar um, é preciso levar diversos fatores em consideração, como:
- Localização: um terreno mal localizado pode não trazer o retorno esperado. Analise critérios como a segurança da região, a facilidade de acesso a ela, sua proximidade a serviços e espaços de lazer e sua infraestrutura de maneira geral;
- Metragem: se a sua ideia ao investir em um terreno é construir algo nele, a metragem é outro elemento a ser estudado. Assim, você evitará surpresas desagradáveis, como, por exemplo, descobrir que aquela área de lazer que você planejava montar na casa não cabe no terreno;
- Posição no quarteirão: em bairros novos, é comum encontrar lotes ladeados por outros terrenos vazios. Antes de comprar, leve em conta que outras construções provavelmente serão erguidas ao redor do seu terreno, o que, a depender do caso, pode frustrar seus planos. Além disso, lotes localizados em esquinas costumam ser mais valorizados;
- Topografia e solo: comprar um terreno com um declive muito acentuado, por exemplo, pode fazer com que você gaste mais dinheiro para deixa-lo nivelado. Analise a qualidade do solo para não ter imprevistos. Verificar se há lençóis freáticos próximos também é necessário;
- Clima: outro fator fundamental a ser analisado por quem quer comprar para construir é a incidência do Sol no terreno. O ideal para um imóvel é ficar de frente para o lado em que o Sol nasce. Caso contrário, será necessário um projeto diferenciado.
Como a Azzurra pode te ajudar
A Azzurra está utilizando os princípios do urbanismo inteligente para construir um futuro de valor em Sertãozinho. Atualmente, temos um projeto em andamento e mais dois a serem lançados no eixo com mais potencial de desenvolvimento da cidade.
No momento, oferecemos lotes de terrenos a partir de 250 m² prontos para construir ou investir. Fale com nossos Consultores Especialistas e encontre a melhor opção para você.
Azzurra Urbanismo • CRECI/SP Nº 046362-J
Leave a Reply