O impacto da infraestrutura no valor dos imóveis
- Suave |
- 26 de December de 2024

Quando se fala em infraestrutura urbana, fala-se no conjunto de serviços básicos indispensáveis para o funcionamento de uma cidade ou sociedade: transporte, saneamento, segurança, comércios, áreas verdes, espaços públicos etc.
A existência (ou não) desses serviços em um bairro ou região influencia diretamente os índices de qualidade de vida daquela área. Além disso, a infraestrutura está diretamente ligada ao mercado imobiliário: quanto maior e melhor ela for, mais valorizados serão os imóveis do lugar.
O papel do saneamento e energia na valorização de imóveis
O saneamento básico e o fornecimento energético são dois dos principais pilares da infraestrutura urbana que podem impactar o valor dos imóveis.
Por saneamento básico, entende-se que seja todo sistema que fornece água potável, coleta e tratamento de esgoto, drenagem de águas pluviais e manejo de resíduos sólidos.
São serviços que, além de serem fundamentais para a saúde e a qualidade de vida da população, contribuem para a manutenção e preservação do meio ambiente. Por esse motivo, a infraestrutura de saneamento costuma ser vista como um elemento básico do processo de urbanização.
Em comparação com bairros que possuem saneamento deficiente, as regiões bem saneadas costumam ser mais procuradas e possuem muito mais valor em seus imóveis.
O mesmo ocorre nas áreas que contam com fornecimento de energia elétrica de forma contínua, segura e eficiente.
Num mundo moderno em que a eletricidade se tornou um elemento básico da
sobrevivência humana, a qualidade da infraestrutura elétrica é muito levada em
conta por quem busca um local para morar ou investir.
No âmbito residencial, por exemplo, a existência de boas instalações elétricas
transmite confiança e comodidade, além de estar intimamente ligada à
eficiência da conectividade digital, tão essencial e em voga nos dias atuais.
Já na esfera pública, a eficiência da rede elétrica é praticamente sinônimo de
segurança. Ruas e espaços bem iluminados transmitem sensações de
proteção e acessibilidade, além de simbolizarem desenvolvimento e valor.
A influência de vias de acesso e transporte na valorização dos imóveis

Outro elemento de infraestrutura que desempenha um papel vital na valorização dos imóveis ao redor é o transporte.
Dentro do contexto urbano, a qualidade da infraestrutura de transporte impacta diversos fatores da rotina dos moradores: convivência, tempo de qualidade, segurança e até mesmo a percepção de um bairro ou região.
A facilidade de deslocamento é uma das coisas que os compradores de imóveis atuais mais valorizam. Afinal, ninguém gosta de perder horas e horas do seu dia no trânsito, algo que pode ser evitado com vias bem planejadas.
No mercado imobiliário, a regra costuma ser bem clara: bairros ou loteamentos que ficam em áreas que possuem boas vias de acesso, pelas quais é possível transitar facilmente pelos principais pontos da cidade, são muito mais atrativos e valorizados.
Além das vias, outro elemento que gera valor para os imóveis de uma região é a proximidade das linhas de transporte público.
Há um movimento cada vez mais forte, principalmente nas grandes cidades, de adotar um estilo de vida menos dependente dos meios de transporte privados, como os carros e as motos.
Além de ser mais correto do ponto de vista ecológico, uma infraestrutura de transporte público robusta ajuda a sanar um dos principais problemas das cidades: o estresse causado pelos congestionamentos decorrentes do excesso de veículos nas ruas.
Porém, isso não significa que uma opção exista para “competir” com a outra. A criação de vias de qualidade e uma oferta eficiente de transportes públicos são elementos que se complementam em uma grande infraestrutura que, quando bem planejada, gera muito valor para as cidades e empreendimentos.
Infraestrutura sustentável: uma tendência que valoriza os imóveis
No decorrer deste texto, tocamos algumas vezes em um ponto que tem dominado os atuais conceitos urbanísticos e, consequentemente, o mercado imobiliário atual: a sustentabilidade. E engana-se quem pensa que uma infraestrutura sustentável consiste apenas em plantar árvores e projetar áreas verdes.
Uma infraestrutura sustentável engloba, entre outros processos, a adoção de energias renováveis, a implementação de sistemas de captação e reutilização da água das chuvas, o uso de materiais de construção ecológicos, favorecer a utilização de meios de transporte não poluentes e, é claro, a arborização e a criação de espaços de convivência integrados com a natureza.
A demanda por bairros e imóveis sustentáveis cresce a cada dia que passa, o que colabora, e muito, para sua valorização. Além disso, infraestruturas sustentáveis costumam ter uma longevidade comercial maior, possuindo menos chances de se desvalorizarem com o tempo.
Na Azzurra Urbanismo, cada bairro é planejado levando em conta toda a infraestrutura ao redor dos loteamentos. Somos adeptos da filosofia do Urbanismo Inteligente, uma abordagem que visa criar cidades mais eficientes e práticas para se viver.
Entre em contato com a gente e encontre um projeto de valor para você.
Azzurra Urbanismo • CRECI/SP Nº 046362-J
Leave a Reply