A evolução das normas técnicas e de segurança na construção civil
- Suave |
- 5 de February de 2025

Foi-se o tempo em que trabalhar na construção civil era praticamente sinônimo de perigo e insegurança. A evolução do setor e da sociedade como um todo levou à criação de rigorosas normas de segurança que abarcam das construções em si até as pessoas que ajudam a levantá-las.
Além de garantirem a segurança na construção civil, tais normas ajudam a aprimorar a qualidade e os resultados do trabalho realizado pelo setor. E como quase tudo no mundo em que vivemos, elas também se atualizam e se renovam de tempos em tempos.
Continue a leitura com a gente e entenda como fatores como tecnologia e sustentabilidade têm ajudado as normas da construção civil a evoluírem através dos tempos.
Como as inovações tecnológicas impactaram as normas de segurança
O avanço tecnológico transformou praticamente todas as esferas da nossa vida cotidiana, e não seria diferente na área da construção civil. O surgimento de novas tecnologias fez com as normas de segurança na construção civil fossem atualizadas, contribuindo para a redução de acidentes e a melhoria das condições de trabalho.
Como exemplo dessas novas tecnologias, podemos citar a utilização de recursos de Realidade Aumentada e Realidade Virtual no treinamento de profissionais. Tais meios têm tornado a capacitação dos trabalhadores da construção civil mais imersiva, realista e, consequentemente, eficaz.
O emprego de drones e robôs é outro exemplo de avanço tecnológico com impactos diretos em segurança na construção civil.
Com os drones, é possível realizar a inspeção detalhada de áreas de risco ou de difícil acesso. Já os robôs podem executar ações de risco, como demolições, transporte de materiais e até mesmo soldagens, o que diminui consideravelmente a exposição dos trabalhadores a situações perigosas.
Os tradicionais equipamentos de EPI também evoluíram com a tecnologia. Atualmente, os profissionais podem dispor de capacetes inteligentes, botas com amortecimento avançado, luvas com feedback tátil e outras inovações que ajudam a tornar sua rotina mais segura.
Principais mudanças nas normas técnicas ao longo das décadas
A regulamentação da construção civil tem início com o avanço da industrialização, por volta dos anos 1930. Foi quando surgiram entidades como o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), pioneiro em levantar questões relacionadas à regulamentação das profissões e das práticas de construção.
Em 1940, surge a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que viria a se tornar o órgão responsável por elaborar as normas técnicas de diversas áreas, incluindo a construção civil.
Dados os pontapés oficiais, a elaboração das normas técnicas e de segurança na construção civil foram se aperfeiçoando ao longo dos anos até chegarem ao conjunto de regras que temos hoje.
Nos anos 1960, por exemplo, com a crescente preocupação com os acidentes de trabalho, surgiram as primeiras regulamentações sobre o uso de EPIs. A ABNT, por sua vez, tornou-se cada vez mais atuante na criação de normas técnicas que englobam da estrutura aos materiais utilizados na construção.
Com a evolução da tecnologia e da mentalidade social como um todo, as normas se transformaram para englobar as mudanças. Atualmente, elas demonstram uma preocupação maior com pautas como a sustentabilidade e a crescente digitalização dos processos construtivos.
Normas Ambientais: integrando sustentabilidade e segurança na
construção civil

Sustentabilidade é uma das palavras mais em voga da atualidade e não seria diferente quando falamos em segurança na construção civil.
Historicamente, a área da construção civil é uma das que mais utilizam os recursos naturais e energéticos. Por isso, uma série de normas foram sendo criadas ao longo do tempo para tentar amenizar seus impactos no planeta.
Obras realizadas em determinadas regiões, por exemplo, podem ser obrigadas a obter uma Licença Ambiental para serem executadas. Já a Política Nacional de Resíduos Sólidos é uma lei federal que exige a adoção de práticas que minimizem o descarte inadequado de entulhos.
As próprias empresas de construção civil já estão abrindo os olhos para a importância de ser sustentável. Atualmente, escolhas sustentáveis são uma realidade cada vez mais presente nos canteiros de obras.
São técnicas que envolvem fatores como escolha de materiais ecológicos, a preocupação com a eficiência energética, a implementação de sistemas de gerenciamento de água e esgoto.
É um processo lento e gradual, mas, pouco a pouco, a área da construção civil caminha para se tornar cada vez mais alinhada com as demandas sustentáveis do mundo moderno.
O futuro das normas técnicas: tendências e desafios para o setor da construção
Como já comentamos, o mundo está se transformando de um jeito que atinge praticamente todos os setores, e a construção civil não está imune.
Estamos na era da indústria 4.0 e as normas técnicas e de segurança na construção civil precisam se adaptar a essa nova realidade.
Um exemplo que, embora incipiente, já começa a ser sentido são as impressões 3D de componentes de construção. Órgãos de regulamentação já estão voltando seus olhos para isso com a intenção de desenvolver padrões de segurança e utilização.
A automação do canteiro de obras é outro tema que está em debate nos órgãos reguladores. A transformação digital é uma realidade que não pode ser ignorada, e as normas técnicas precisam evoluir para englobá-la da melhor maneira.
Na Azzurra Urbanismo, nossas técnicas e conceitos de construção estão totalmente voltados para o futuro. Projetamos bairros e condomínios que seguem com rigidez as normas técnicas e de segurança na construção civil para garantir que sejam lugares onde vidas se constroem.
Azzurra Urbanismo • CRECI/SP Nº 046362-J
Leave a Reply